sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Jogador Legendário Esquecido: Rui Costa

Rui Manuel César Costa (Amadora, Lisboa, 29 de Março de 1972) é o atual diretor desportivo do Sport Lisboa e Benfica, tendo sido um jogador português que jogava como meio campo. Retirou-se em 2008.

O craque portugues em atuacao pelo Milan
Aos cinco anos de idade entrou para a equipa de infantis do Damaia Ginásio Clube. Quatro anos depois, com 9 anos de idade, tentou a sua sorte nos treinos de captação do Sport Lisboa e Benfica. Passados dez minutos de treino Eusébio, que estava a observar os futuros craques, ficou impressionado com as habilidades do jovem jogador. Durante oito anos aprimorou a qualidade e o estilo nas camadas jovens do Sport Lisboa e Benfica até 1990, onde esteve emprestado um ano ao Fafe. Regressou ao Benfica onde venceu uma Taça de Portugal 92/93 e um Campeonato de Portugal 93/94. A Fiorentina interessou-se e desembolsou 1,2 milhões de contos (cerca de 6 milhões de euros). A transferência serviu como um balão de oxigénio para as finanças do clube que na altura vivia grandes problemas financeiros.

Rui Costa jogou sete temporadas na Fiorentina onde venceu duas Taças de Itália e uma Supertaça. Apesar das dificuldades, conseguiu ser eleito algumas épocas o melhor nº10, tirando o lugar a jogadores de grande gabarito como Zidane, jogador da Juventus. Foi colega de Batistuta na Fiorentina e quando se falava da possível saída do argentino para outro clube este afirmou:" Para onde eu for o meu par vai comigo". Muitas foram as vezes em que se falou da sua saída, mas Rui Costa manteve-se até a entrada em falência do clube de Florença.

Concretizou-se depois então a transferência para o AC Milan, de novo sobre nova quantia milionária, cerca de 35 milhões de euros. Rui Costa jogou cinco temporadas no AC Milan onde no total conquistou 1 Taça de Itália, 1 Liga dos Campeões, 1 Supertaça de Itália, 1 Campeonato e 1 Supertaça Europeia.

Em 2004 fez o seu último jogo pela selecção portuguesa, na final do Euro 2004, em Portugal, no Estádio da Luz frente à selecção da Grécia, onde os Helenos levaram a melhor. De salientar ainda que Rui Costa se sagrou campeão do mundo em 1991 na categoria de sub-21, vencendo na final o Brasil no desempate por pontapés da marca de grande penalidade. A final foi realizada no antigo Estádio da Luz e Rui Costa marcou o penalty vitorioso.

No dia 25 de Maio de 2006 foi apresentado como novo jogador do Sport Lisboa e Benfica. A transferência, desta vez, foi a custo zero e só foi possível porque Rui Costa e AC Milan rescindiram o acordo que os ligava por mais uma época. Rui Costa abdicou, com a vinda para o SL Benfica, de cerca de 700 mil euros ano.

Após o seu regresso, e depois de muitas lesões, a sua necessidade na equipa foi colocada em causa pelo milionário português Joe Berardo, sendo este último o autor de uma Oferta Pública de Aquisição sobre a SAD do Sport Lisboa e Benfica. Num jornal, o milionário insultou Rui Costa, dizendo também que ele já nada ajudava o Benfica como jogador. Joe Berardo acabou por se arrepender das suas declarações ja que o "maestro" acabou por mostrar em campo que era um caso raro de inteligencia, tecnica e habilidade e que as suas qualidades eram uma mais valia para o Benfica.

Foi principe em Florença e rei em Milão, Rui Costa terminou a sua carreira futebolística na temporada de 2007/2008 no Sport Lisboa e Benfica, participando no jogo contra o Vitória de Setúbal, no qual foi substituido aos 86 minutos para receber uma enorme ovação do público.

Em 14 de Maio de 2008 Rui Costa foi apresentado como diretor desportivo do Sport Lisboa e Benfica, deixando para trás uma carreira respeitável e iniciando um novo ciclo no clube.

TITULOS
Benfica:

Taça de Portugal: 1992/93

Campeonato português: 1993/1994

Fiorentina:

Copa da Itália: 1995/96 e 2000/2001

Supercopa da Itália: 1996

Milan:

Campeonato Italiano: 2003/2004

Copa da Itália: 2002/2003

Supercopa da Itália: 2004

Liga dos Campeões da UEFA: 2002/2003

Supertaça Europeia: 2003

Selecção Portuguesa:

Campeonato Mundial de Futebol Sub-20: 1991

3 comentários:

FuteB.R.O.N.C.A.! disse...

O blog tem excelente conteúdo e a ideia é sensacional! Parabéns!

Convido a tornar-se seguidor do FuteB.R.O.N.C.A.! Caso deseje parceria, entre em contato pelo email blogfutebronca@gmail.com

Saudações!!!

Celiosoad disse...

Favorito n°10

Anônimo disse...

Com a qualidade de passe do Rui Costa, só Pirlo, Figo e Zidane.

Era um jogador que colocava a bola onde queria, e tinha uma visão de jogo fenomenal. Quando ele recebia a bola, já sabia o que ia fazer com ela.

Um jogador com uma criatividade fora do vulgar.

Postar um comentário

Fique sempre atualizado! Cadastre-se e receba nossas novidades em seu e-mail.
Widget by MundoBlogger Instale este widget