domingo, 4 de setembro de 2011

Time Legendário: River Plate 90/00 (Era das Vitórias)


A década de 90 foi a mais vitoriosa da história do River Plate. A chave das conquistas foi a contratação de técnicos que foram jogadores do clube, os quais promoveram novos talentos das divisões de base.

Daniel Alberto Passarella assumiu o time no ínicio de 1990 e em seu primeiro campeonato levou o time a uma nova conquista. A temporada 1989/90 ficou com o River graças aos gols de Ramón Medina Bello e pelo grande meio-campo formado por Gustavo Zapata, Leonardo Astrada, Héctor Enrique, Juan José Borreli e pelo uruguaio Rubén da Silva.

Saviola e Aimar, a última grande geração do River Plate
Em 1991, Ramón Diaz retornou ao clube como um jogador consagrado e o River conquistou novo título. Foram fundamentais para esse título, as defesas de Ángel Comizzo e as jornadas defensivas de Jorge Higuaín, Héctor Enrique e Fabián Basualdo.

No Torneo Apertura de 1993, o River conquistou recorrendo as divisões de base e Daniel Passarella teve muito a ver com isso. Ariel Arnaldo Ortega era a figura maior dos novos craques. O River conquistou o título na última rodada.

Para o Apertura de 1994, Francescoli retornou ao clube, e logo se converteu no craque do time de Américo Gallego. Aquele conjunto, que na penúltima rodada goleou o Boca em La Bombonera, se tornou o único campeão invicto da história do River, com doze vitórias e sete empates.

A Copa Libertadores da América de 1996 ficou com o River Plate depois de bater o América de Cali na final por 2-0, com dois gols de Hernán Crespo. Ramón Díaz era o treinador, Francescoli, Ortega e Crespo estavam inspirados no ataque. Além disso, conquistou o Apertura 1996 com uma rodada de antecedência. Porém, perdeu para a Juventus (0-1) a final do Interclubes.

'Don' Enzo Francescoli e seu grande River Plate de 1996
O River conquistou o Clausura e o Apertura de 1997 (um novo tricampeonato) com os gols do chileno Marcelo Salas e de Francescoli, com boas atuações da revelação Juan Pablo Sorín. Tudo sob a batuta de Marcelo Gallardo. E ainda ganhou a Supercopa Libertadores de 1997 contra o São Paulo Futebol Clube, com Marcelo Salas como artilheiro da competição. O ano seguinte, 1998, acabou por ser um ano sem muito brilho com a eliminação da Libertadores diante do C.R. Vasco da Gama em pleno Monumental. Já com novas figuras como o meia Pablo Aimar e o atacante Javier Saviola (artilheiro do campeonato com 15 gols com apenas 18 anos), o River foi campeão do Apertura 1999. O River fechou a década de 90 com um título e abriu o ano 2000 com um bicampeonato. O Torneo Clausura foi conquistado pelo River comandado por Gallego, que retornou ao clube depois de seis anos. O ataque composto por Ángel, Saviola e Aimar era um prato cheio para os amantes do futebol bonito. Ainda em 2000, para tristeza dos seus torcedores, o River foi eliminado nas quartas de finais da Copa Libertadores da América pelo seu arqui-rival Boca Juniors.

Segue o vídeo do River campeão da Libertadores de 1996:

Um comentário:

Anônimo disse...

Olá queria saber se você aceita ser postador em meu blog eu gostei muito dos seus posts por favor entre em contato comigo pelo e-mail ara_fortal@hotmail.com o meu blog é o FuteGoool http://wwwfutegoool.blogspot.com

Postar um comentário

Fique sempre atualizado! Cadastre-se e receba nossas novidades em seu e-mail.
Widget by MundoBlogger Instale este widget