sábado, 27 de agosto de 2011

Time Legendário: Borussia Dortmund 90/00 (O time alemão da década)

O clube entrou numa fase de decadência nas décadas de setenta e oitenta, passando várias temporadas na segunda divisão. Em 1989, ganhou novamente a Copa da Alemanha, o seu primeiro título em 23 anos.

Em 1993 começou a melhor década da história do Borussia, no mesmo ano, chegou à final da Taça UEFA, que perdeu 1-6 no agregado para a Juventus. Apesar deste resultado, o Borussia saiu com uma boa quantia em dinheiro o que lhe permitiu contratar ótimos jogadores para a disputa dos torneios continentais. Dortmund foi capaz de contratar jogadores que mais tarde trouxe uma inúmeras homenagens mais tarde na década de 1990.

Eles ganharam campeonatos Bundesliga em 1995 e 1996 - com Matthias Sammer no elenco, e em '96 sendo nomeado Futebolista Europeu do Ano.
O fantástico time de 97 comemorando o título da UEFA Champions League

Em uma memorável final de UEFA Champions League 1997 em Munique, Dortmund enfrentou uma equipe Juventus com Zinedine Zidane. Karl-Heinz Riedle colocou o Dortmund frente após bom passe de Paul Lambert. Riedle, em seguida, fez o segundo com uma bela cabeçada após cobrança de escanteio. Na segunda metade, Alessandro Del Piero ainda diminuiu para a Juventus, mas o garoto Lars Ricken decretava a vitória do time alemão. Com Zinedine Zidane incapaz de jogar em função da forte marcação de Lambert, o Borussia ergueu o troféu com uma vitória por 3-1.
O Borussia ainda viria conquistar o Mundial no fim daquele ano com uma bela vitória por 2-0 no campeão da Libertadores da América, o Cruzeiro, o que só serviu para consagrar o fantástico time que foi aquele Dortmund.

Segue o vídeo da final do Mundial de Clubes:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique sempre atualizado! Cadastre-se e receba nossas novidades em seu e-mail.
Widget by MundoBlogger Instale este widget