sexta-feira, 25 de junho de 2010

Jogador Legendário Esquecido: Gary Lineker

Lineker se apresentando
no Barça
Lineker começou a carreira no Leicester City, clube de sua cidade-natal, realizando sua estreia profissional pelos Foxes em 1979. O clube encontrava-se na segunda divisão e, aos poucos, Lineker foi assumindo a condição de líder do time, que conseguiu o acesso. Os anos seguintes foram de lapidação. Até que, na temporada 1984/85, terminaria como artilheiro do campeonato inglês, com 24 gols, e chegaria à Seleção Inglesa.

Seu brilho naquela temporada chamou a atenção de uma equipe maior, o Everton, que o contratou imediatamente, por 800 libras esterlinas. Sem seu principal jogador, o Leicester voltaria à segunda divisão duas temporadas depois.

O Everton era o então campeão nacional e o único time que conseguia bater de frente com o Liverpool, por sinal seu arquirrival, naquela época. Mesmo campeão inglês, os Toffees não puderam participar da Copa dos Campeões da UEFA em razão do próprio Liverpool: na temporada 1984/85, este decidiu o torneio com a Juventus, e hooligans torcedores dos Reds provocaram a morte de trinta e nove torcedores do adversário, no que ficou conhecida como tragédia de Heysel, o estádio onde realizou-se a partida. A punição estendeu-se a todos os clubes ingleses, proibidos de participar de competições europeias oficias pelos cinco anos seguintes.

No clube azul de Liverpool, começou a temporada ganhando a Supercopa da Inglaterra contra o Manchester United. Lineker manteve a veia goleadora posteriormente e sagrou-se novamente artilheiro do campeonato, agora com trinta gols, e garantindo sua presença na Copa do Mundo de 1986. O Everton, porém, ficou aquela temporada com dois vice-campeonatos. Para piorar, o campeão foi justamente o Liverpool, no campeonato inglês, por dois pontos, e na Copa da Inglaterra; na Copa, ele chegou a inaugurar o placar no primeiro tempo, mas os rivais, que já haviam faturado o título inglês, viraram para 3 x 1 na segunda etapa. Seria a única temporada de Lineker em Goodison Park: após sua exuberante Copa do Mundo, foi contratado pelo Barcelona.

O treinador do Barça na época era seu compatriota Terry Venables, e Lineker chegou com outro britânico, o galês Mark Hughes. O Barça já contava com outro, o escocês Steve Archibald. Lineker não tardou para se destacar: na estreia, fez dois gols contra o Racing Santander. Na primeira temporada, a de 1986/87, marcou os três gols na vitória por 3 x 2 no clássico contra o Real Madrid. Ele marcou ainda outros dezesseis gols ao longo do campeonato espanhol, terminando como vice-artilheiro. Porém, foi o arquirrival quem terminou campeão, por três pontos. Em melhor momento, o Real venceria a liga novamente nos outros dois anos em que Lineker ficaria no Camp Nou.

Ainda assim, foi nos blaugranas que ele faturou seus dois primeiros títulos de expressão: a Copa do Rei em 1988 e a Recopa Europeia em 1989. Porém, Lineker acabou deixando o clube após a Recopa, aborrecido com o técnico Johan Cruijff. Cruijff insistia em escalá-lo no meio-de-campo, onde o inglês não rendia tão bem, e aos poucos ele saiu do time titular. Lineker, mesmo saindo pela porta dos fundos, não guarda mágoas da equipe. Declarou uma vez que "adorava a pressão de jogar pelo Barcelona na frente de 120 000 pessoas a cada duas semanas. Alguns jogadores não gostam disso, mas eu adorava a sensação dos grandes jogos".

Lineker voltou então à Inglaterra, agora como jogador do Tottenham Hotspur. E logo em seu retorno, alcançou pela terceira vez a artilharia do campeonato inglês, com 24 tentos. No ataque dos Spurs formou grande dupla com Paul Gascoigne, transportada também para a Seleção Inglesa.

Depois da temporada seguinte, a de 1991/92, deixou White Hart Lane e o futebol inglês, despedindo-se também da seleção após a Eurocopa 1992. Lineker foi jogar no nascente futebol profissional japonês. Ali, atuou por dois anos no Nagoya Grampus Eight até aposentar-se dos gramados em 1994. Desde então, exerce a função de comentarista esportivo da BBC.

Lineker é um dos mais celebrados futebolistas ingleses. Ficou conhecido não só pela habilidade e faro de gol, como também por seu cavalheirismo em campo. Discreto dentro e fora de campo, tornou-se um símbolo de fair-play, uma vez que em toda a sua carreira jamais recebeu cartão vermelho, nem mesmo amarelo.

O que fez pela sua seleção?

Lineker recebeu a primeira oportunidade de atuar pela Inglaterra ainda no Leicester City, em 1984. A boa fase - e a artilharia - por qual passava no clube de sua cidade foi mantida quando esteve no Everton, na temporada 1985/86, e foi naturalmente incluído entre os convocados para a Copa do Mundo de 1986.

Em 1986 Lineker participou da Copa com um time Inglês iniciando muito mal após uma derrota para Portugal e um empate com o Marrocos o English Team foi para o jogo com a Polônia precisando de uma vitória, Gary marcou três gols para a Seleção e classificou-a para as oitavas de final. Nas oitavas-de-final, marcou outras duas vezes nos 3 x 1, desta vez sobre o Paraguai, em um jogo duro: os paraguaios não se furtaram em recorrer a golpes de caratê para derrubar Lineker.

Nas quartas-de-final, a Inglaterra enfrentou outro adversário sul-americano, a Argentina. Era a primeira vez que os dois se encontravam em campo, depois de terem se enfrentado na Guerra das Malvinas, ocasionando um clima tenso criado pela imprensa dos dois países.O próprio exército mexicano teve de comparecer por volta do Estádio Azteca: tanques patrulhavam as ruas e, dentro do estádio, havia grande número de militares em meio aos torcedores. O segundo tempo começou sem que nenhuma das equipes tivesse marcado, até Diego Maradona anotar seu célebre gol de mão, aos cinco minutos, validado a despeito dos protestos dos jogadores ingleses. Em espaço de alguns minutos, Maradona marcou outro gol igualmente mítico, driblando meio time inglês antes de colocar a bola nas redes.

A dez minutos do fim da partida, Lineker escorou de cabeça para as redes de Nery Pumpido um cruzamento de John Barnes. A três minutos do final, a jogada se repetiu: Barnes cruzou, Lineker saltou, mas quem entrou nas redes foi ele, e não a bola. Lineker não conseguira alcançá-la e a Argentina venceu, mandando a Inglaterra de volta para casa.

Na Copa de 1990 a Inglaterra fora muito mais longe do qualquer outra(com excessão a de 1966) Copa, chegando à uma Semi-final, após passar por Camarões (sensação da época) de Roger Milla.

Em 1992 Gary encerrara sua participação na Seleção inglesa de futebol.

Títulos e Prêmios

* Recopa Europeia: 1989, com o Barcelona
* Copa do Rei: 1988, com o Barcelona
* Copa da Inglaterra: 1991, com o Tottenham Hotspur
* Supercopa da Inglaterra: 1985, com o Everton
* Segunda Divisão Inglesa: 1980, com o Leicester City
* Artilharia da Copa do Mundo de 1986
* Artilharia do Campeonato Inglês de Futebol: 1985, 1986 e 1990

Um comentário:

Anônimo disse...

o jogo da vida d`ele foi contra a argentina se ele empata o jogo com a cabeçada que foi para fora e a inglaterra tira a argentina gary lineker viraria um mito, mas o destino não quis e o jogagdor ficou esquecido.

Postar um comentário

Fique sempre atualizado! Cadastre-se e receba nossas novidades em seu e-mail.
Widget by MundoBlogger Instale este widget