sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Jogador Legendário Esquecido: Pavel Nedvěd

Pavel Nedvěd (Cheb, 30 de agosto de 1972), é um ex-futebolista tcheco. Se destacou por causa de sua técnica, raça e muita movimentação em campo durante as partidas.

Pavel começou sua carreira no Dukla Praga aos 21 anos, ficou um ano no clube e logo foi para o Sparta Praga onde conseguiu destaque ganhando o Campeonato Tchecoslovaco de 1992-93, o Campeonato Tcheco de 1993-94 e 1994-95, e a Copa da República Tcheca de 1996 e também ficou conhecido na europa quando participou da UEFA Euro 1996, onde os tchecos perderam para a Alemanha na final do campeonato europeu. Mas o desempenho de Nedvěd não iria passar despercebido. Apesar de ter um acordo verbal com o PSV do Países Baixos, Pavel Nedvěd decidiu acertar sua transferência do Sparta Praga para Lazio da Itália em 1996.

Pela Lazio
Na Lazio, Nedvěd consquistou com a equipe a Copa da Itália 1997-98 e 1999-00, a Série A em 1999-00, a última Recopa Europeia da história realizada na temporada 1998-99, a final foi realizada contra o Real Mallorca, onde Nedvěd marcou o último gol do torneio na vitória de 2-1 da Lazio. Ele também ficou conhecido por ter levado três chapéus seguidos de Cafu no "derby" de Roma.

Pavel Nedvěd acertou sua trasnferência para a maior equipe da italia, a Juventus em 2001 onde ele conquistou a bola de ouro. Por uma quantia de €41 milhões,como um substituto de Zinédine Zidane, que tinha se transferido para o Real Madrid da Espanha no mesmo verão. Nedvěd provou que podia ser um dos melhores meio-campistas sendo capaz de fazer o mesmo papel de Zidane.
 
Nedvěd estava disponível na final da Liga dos Campeões 2002-03, mas ele foi forçado a ficar de fora da final devido à acumulação de cartões amarelos, a Juventus perderia o jogo contra o Milan na disputa de pênaltis. No final do ano, Nedvěd ganhou a Ballon d'Or pela revista France Football, o prêmio individual mais respeitado na europa. No mesmo ano ele perdera o prêmio de Melhor Jogador do Ano da FIFA inexplicavelmente para Zidane, inclusive ele não ficara nem entre os três, uma das maiores injustiças do futebol recente.
Pavel em atuação pela "Juve"
Após a temporada 2005-06 a Juventus caiu para a Serie B após o escândalo do Calciopoli,e então o futuro de Pavel Nedvěd, Alessandro Del Piero, Buffon, Trézéguet entre outros craques era posto em dúvida. Nedvěd, Alessandro Del Piero, Buffon, Trézéguet encerraram os rumores e ficaram no clube de Turim. No entanto, durante a temporada, foi um pouco tumultuada para o tcheco. Com apenas um ano de contrato assinado, ele disse que poderia se aposentar do futebol completamente no final da temporada. Ele repetiu esta ameaça após uma proibição de 5 jogos decorrentes de um cartão vermelho em 1 de dezembro. Nedvěd ficou, e a Juventus ganhou o título da Serie B e conseguiu voltar para Serie A.

Durante a temporada de 2007-08, Nedvěd jogou com frequência para os "bianconeri", dando contribuições jogando na meia-esquerda. No entanto, ele não foi isento de controvérsias. Nedvěd teve o destaque negativo de lesionar o jogador da Internazionale ,o meio-campista Luís Figo, que resultou em uma cirurgia na perna do jogador português. Nedvěd fazia uma boa temporada pela Juventus, mas só marcou duas vezes. Durante a disputa da Serie A ,Nedvěd teve uma pequena lesão, deixando-o de fora por cerca de um mês. Ele foi especulado em um clube japonês, o Júbilo Iwata, durante a janela de transferência do verão da temporada 2008-09, mas os rumores foram rapidamente esquecidos quando Pavel assinou uma extensão de contrato de um ano que expirarou em junho de 2009.
Nedvěd marcou o primeiro gol na Serie A 2008-09 em um empate de 1-1 contra a Fiorentina. Ele também marcou por duas vezes contra o Bologna na vitória de 2-1 da Juventus. Em 26 de fevereiro de 2009, Nedvěd anunciou que ele seria aposentar no final da temporada de 2008–09.

No último jogo da carreira disputado em Turim contra a Lazio, Nedvěd teve atuação mais do que regular, dando assistência para o segundo gol de Del Piero, finalizando muito ao gol e acertando inclusive a trave e dando muito trabalho ao goleiro adversário.
Pavel Nedvěd foi ovacionado pela torcida "bianconeri" ao ser substituído perto do final da partida, a torcida inclusive levou uma faixa escrito "Grazie Pavel".

3 comentários:

Anônimo disse...

OLA TUDO BEM ? VENHO AQUI PARA TE FALAR DE UMA NOVIDADE QUE PODE MELHORAR E MUITO O SEU BLOG.OLHA SÓ QUE TAL COLOCAR UMA TABELA DE FUTEBOL AO VIVO PELA INTERNET AI NO SEU BLOG.ENTRA NESSE SITE AQUI
http://www.tvlance.net/
AI VC VAI ONDE TEM O NOME PROGRAMAÇÃO ESPORTIVA AI LÁ VAI TA A TABELA E EMBAIXO DA TABELA VAI TER O CÓDIGO AI VC PEGA O CÓDIGO E COLA AI NO SEU BLOG. TIPO CARA É MUITO BOM DÁ PARA ASSISTIR QUALQUER JOGO ONLINE PELA INTERNET SEM PAGAR NADA O PESSOAL CONCERTEZA IRIA ADORAR INCLUSIVE EU QUE SEMPRE ESTIVE AQUI NO SEU BLOG.
ABRAÇOS!

Celiosoad disse...

Eterno

Dhonattan disse...

um grande jogador pra mim o zidane theco um dos melhores jogadores que vi joga!

Postar um comentário

Fique sempre atualizado! Cadastre-se e receba nossas novidades em seu e-mail.
Widget by MundoBlogger Instale este widget